Terapia das tesouras: um papo sobre cabelo curto

14 abr

Quando se toma coragem de passar a tesoura com generosidade nos cabelos tudo fica tão melhor… A gente se sente revigorada, com o rosto mais limpo e, acreditem, até mais feminina. Sem contar a praticidade que é cuidar e arrumar cabelos assim! Adotei cabelos curtos aos 15 anos e, desde então, passou a ser um vício, ao mesmo tempo que uma espécie de terapia não ter medo das tesouras.

É uma delícia descobrir as possibilidades de si testando cortes e mais cortes de cabelo, sem medo de ser feliz! O interessante é perceber como a gente vai se abrindo para determinadas roupas e acessórios que não usavamos (ou não tanto) antes, numa espécie de experimentação mesmo. Lembro que num dos cortes mais curtos que fiz, passei a usar brincos grandes e cheios de movimento e mais presilhas e coisinhas de cabelo também. Corte chanel por exemplo, me fez querer mais saias e vestidos. Franja longa lateral me deixou com vontade de usar mais preto/branco/cinza e acessórios mais pesados e por aí vai.

Terapia reversa

Em 2009 eu mudei de cidade e, mais uma vez, de cabelo. Como ainda não tinha muita referência de salão em Belo Horizonte, comecei  a tesourar o próprio picumã. E deu super certo! Tanto que o povo não acreditava que era eu quem cortava. Em dias de tédio corria pro banheiro com uma tesoura e me dava cara nova em instantes. Nem que fosse só um picote na franja, mas fazia toda a diferença e uma sensação boa e até libertária de não depender de cabelereiro (apesar de que os profissionais sempre são os profissionais e ainda fazem a diferença no final).

Como as tesouras têm esse meio terapêutico para mim, na metade do ano passado decidi dar um tempo no “analista das lâminas afiadas”. Depois de quase 10 anos de cabelo curto decidi deixá-lo crescer. Mas essa não é uma empreitada nada fácil para uma short hair addict que quando o cabelo chegava até à altura do pescoço já ficava desesperada. Hoje ele está na altura dos ombros e, apesar de poder fazer vários penteados, não está sendo nada prático conviver. Então, estou seriamente inclinada a fazer as pazes com a tesoura novamente e estou à procura de novas  inspirações capilares.

Unidos do cabelo curto

Para esse novo possível corte, o muso inpiracional é Vidal Sasson, um dos cabeleireiros mais famosos da década de 60 por causa das suas aventuras capilares geométricas. Além de ter criado o penteado dos Beatles, Twiggy e o corte bob à moda inglesa (curto e angular, cortado em um plano horizontal), ele ficou famoso também pelo Five-Point Cut do cabelo da May Quant .

Vidal Sasson e cabelos incríveis

Twiggy

Peggy Moffitt

http://adrianasassoon.files.wordpress.com/2009/08/mary-quant-vidal-sassoon.jpg

Five-Point Cut na Mary Quant

https://i2.wp.com/www.amoeba.com/dynamic-images/blog/Eric_B/nancy-kwan.jpg

Corte bob

Outro corte do tipo “quero já” de Vidal é o que ele criou para a atriz Mia Farrow em  “O Bebê de Rosemary”, uma coisa meio à la Joana D’arc e que foi inspiração direta para várias atrizes ao longo dos anos. Hoje o corte foi atualizado pela atriz Carey Mulligan e, sem dúvida, é o curto do momento.

https://i0.wp.com/www.beautifulhairstyles.com/covers/scans/miafarrowxl.jpg

Mia Farrow

Carey Mulligan

Winona Ryder

Michelle Williams

Kate Moss

Audrey Tautou

Agyness Deyn

Sandy Powell

Outros cortes para inspirar ainda mais o dia e a vontade de aderir às tesouras sem medo:

Anúncios

15 Respostas to “Terapia das tesouras: um papo sobre cabelo curto”

  1. Mari quarta-feira, abril 14, 2010 às 10:28 #

    Ai quanto cabelinho lindo, inspiração é o que não falta né? sou apaixonada pelos curtos e sempre foi me sonho poder ter (apesar do meu cabelo, formato de rosto etc não favorecerem muito), queria cortar hoje mesmo igual o da moça da camiseta branca podrinha ali em cima!
    É incrível ju, acho que vc fica bem com qualquer corte, sérião! quando cortar mostra aqui! Fiquei super curiosa pra saber qual foi a escolha 🙂
    ;**

  2. Lys Freire quarta-feira, abril 14, 2010 às 13:00 #

    agora estou curiosa por qual corte vc vai optar!
    imagine um vídeo mostrando vc cortando seus cabelos? aí complica mais né.
    eu queria ter essa ousadia, mas meu tipo de cabelo não favorece. acima do ombro já é o máximo que consigo chegar. uma peninha. tb acho ultra feminino cabelos curtinhos, mto mais do que compridos!

  3. rafa quarta-feira, abril 14, 2010 às 16:04 #

    Ai ju! vc advinhou o que eu tava pensando hoje. Tivemos uma conversa sobre cabelos curtos aqui na agência e eu fiquei muito dividida. Tô tentando curtir um pouco o meu cabelo mais ondulado (por causa da tinta das pontas), mas tô me coçando pra cortar.

    E sobre vc, eu já sei. Você escolhe o corte e eu escolho a cor. fechado?

    rsrsr. Oh tentação… se fosse da sua cor eu já estaria platinada há anos.

    pensa bem. bjo

  4. Laura quarta-feira, abril 14, 2010 às 16:38 #

    fui incentivadora do seu cabelo longo (foi meu eu da tradicional família mineira falando. só pode) hahaha

    vai cortar msm? tem uns muito legais ai (não para mim ainda. medo ahhaah)

  5. hanny quarta-feira, abril 14, 2010 às 16:38 #

    amo e uso!
    quando começa a crescer é agonia na certa. chamo a tesoura, grande companheira. e inácia, claro, minha comparsa de cortes.
    quero experimentar todos estes que postou. o meu atual é a la mia. quase um menino, mas quem se importa?! rs
    bjo

  6. Benahia Figueiredo quarta-feira, abril 14, 2010 às 16:38 #

    Acho bem bonito mas não fico bem de cabelo curto. Cortei uma única vez e sempre que vem a vontade olho as fotos de quando cortei e desisto (fiquei com bochechas enoooormes!). Além do rosto mega redondo meu cabelo é grosso e volumoso. Até mais comprido já fica difícil domá-lo.
    Uma vez Camila me falou que você amava o Bianchi né? Cortei com ele também algumas vezes, mas agora ele sumiu, estou apelando pra tesoura aqui de casa, mas é um perigo porque vejo fotos assim e já me dá vontade de pegar a tesoura também.
    Se cortar coloca as fotos.
    Beijo

  7. priscilla quarta-feira, abril 14, 2010 às 17:25 #

    eu estou na mesma… tá grande já o pico, mas sou adepta dos curtíssimos também… só que ainda não decidi um corte… que difícil isso :S
    beijo, moça :*

  8. Bia quarta-feira, abril 14, 2010 às 20:53 #

    Corta joãozinho Ju, eu cortei ano passado e AMEI! levei a foto da Mia Farrow pro barbeiro e ficou jóia! E o melhor, 10 real! hahaha
    😉

  9. Renata Tissot sábado, abril 17, 2010 às 19:22 #

    O quase um ano morando fora do país me fizeram deixar o cabelo crescer…agora estou no dilema “corto aqui” ou “espero só mais dois meses”. Acho que vou acabar cortando aqui e ver no que dá, hehehe. Beijão minha capixaba preferida!

  10. paulamaria segunda-feira, abril 19, 2010 às 1:36 #

    Melhor terapia do mundo pra mim: cortar o cabelo. Não suporto cabelo comprido. Mas o pior ainda é cabelo médio, em cima dos ombros. Tenho pavor. Não que eu ache cabelo grande feio, mas não me vejo mais de cabelo comprido, never. Já se vão 3 anos e meio de cabelo curto, no regrets.
    Tô namorando o da Carey desde o Oscar. Enfim, daqui uns dias eu meto o tesourão!

    beijos!

  11. Roberta Calazans quinta-feira, abril 22, 2010 às 12:33 #

    Quanto tempo não venho aqui…
    E quando volto, mais notícias sobre cabelos!!! Adoro!
    Muito bacana o post, um caderno de inspirações para quem está tentado a mudar o visual e até para tentar quem nem estava pensando nisso.
    Eu já estou pensando nisso há um tempinho… Sempre disse que quando engravidasse, não pensaria duas vezes, passaria a tesoura nas madeixas. A gravidez está longe, mas a vontade…
    O da Audrey Tatou serve bem para madeixas encaracoladas como as minhas!
    beijos,
    Roberta.

  12. Jullya quinta-feira, abril 22, 2010 às 23:04 #

    Atualmente meu cabelo está nos ombros, mas a ideia de tê-los curtos veio depois que conheci a Ju. É só crescer um pouquinho que aumenta a aflição.
    Só estou na dúvida de qual corte usar.
    Deois de ver as fotos do post, a dúvida aumenta ainda mais.

    Acho a ideia de vc fazer um video ou um passo a passo do seu corte, ótima!

    beijos

  13. cristiane quarta-feira, abril 28, 2010 às 17:37 #

    Gostaria de saber se você conhece algum profissional capacitado em BH, para fazer os cortes que foi mostrado. Preciso de uma indicação urgente.

    Obrigada

  14. jady segunda-feira, maio 17, 2010 às 17:36 #

    ta arrasando td com esses penteados
    vai abalar Paris mulher
    amei o site♥

  15. Marcia Amaral quarta-feira, outubro 27, 2010 às 20:41 #

    Sou tão medrosinha de tesoura…

    Mas um dia crio coragem e e me modernizo todinhaaa!

    Beijosss!!

    Márcia

    ******************************************

    http://cupcakewithmarcia.blogspot.com/

    ******************************************

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: